Conheça a importância das válvulas para sua indústria

31.07.2023 | Categoria: Mercado, Tecnologia

As válvulas industriais auxiliam no controle de fluxos líquidos ou gasosos. Fique por dentro do assunto!

Para obter energia mecânica através de sistemas pneumáticos, existem dois componentes essenciais: o compressor e o atuador. O primeiro comprime o ar, e o segundo, transforma o ar comprimido em energia mecânica. A função de ligar/desligar é executado pelas válvulas.

Desse modo, as válvulas são muito presentes em setores industriais e auxiliam em diversos processos produtivos. Assim, as válvulas são responsáveis pelo controle de fluxos – líquidos ou gasosos – e comandam tanto a liberação como a interrupção da pressão provenientes desses fluxos. Essas peças, então, não apenas equilibram o processo de fluxo como também possui outras especificações para cada setor industrial.

Para saber mais sobre esses dispositivos tão importantes para a produção industrial, continue a leitura!

Afinal, qual a finalidade das válvulas?

As válvulas são responsáveis por liberar ou bloquear a passagem de ar, além de determinar a direção na qual esse ar sai, facilitando assim o controle da pressão e a intensidade de vazão. Sem as válvulas, todo esse processo fica impossibilitado de ser executado, como também o próprio processo de transformação do ar a ser comprimido em energia mecânica também é impedido.

Sendo assim, a escolha atenta dessas peças é de extrema importância para o bom funcionamento dos processos e para o sucesso total da produção. Um passo fundamental para sua empresa e/ou negócio.

A finalidade das válvulas se resume na seguinte ideia: controle de processos. Ou seja, elas atuam em diversas áreas e possibilitam o comando sobre as variações de pressões dos fluxos a qual sua empresa trabalha. Além de seu material ser, na maioria das vezes, resistente, o que garante longevidade da peça. Bacana, né?

Porém, antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que nem todas as válvulas são iguais. É claro que, de modo geral, todas elas servem para liberar, diminuir ou reter o fluxo de fluídos de um sistema. Mas, pensando em suas finalidades, é importante compreender que cada válvula terá finalidades distintas. A começar pelo seu sistema de operação: enquanto umas necessitam de operadores para acioná-las, outras efetuam as suas operações de maneira remota ou, ainda, totalmente automatizada.

Além disso, o ponto mais importante de diferenciar uma válvula da outra se refere a sua função básica. Vamos entender um pouco mais sobre isso? Continue a leitura!

Tipos de válvulas e suas funcionalidades 

Além da função básica, alguns modelos de válvulas industriais também trabalham controlando a pressão, como é o caso das válvulas pneumáticas, solenoides, manuais, hidráulicas, entre outras, que são capazes de fazer o monitoramento das mudanças de temperatura e fluxo, que podem ocorrer durante o processo. É importante que você saiba que existe um leque bastante variado de opções à sua disposição. Neste conteúdo traremos uma explicação mais detalhada sobre alguns tipos de válvulas.

Válvula de Alívio

Também conhecida como válvula de segurança, este modelo tem como principal função determinar um limite na quantidade de pressão que pode ocorrer em um sistema.  O seu funcionamento acontece por meio da alimentação em ângulo, trabalhando, especificamente, na prevenção da sobre pressão, capaz de ocasionar danos severos a todo o sistema.

Válvula de Retenção

Este modelo também é conhecido como NRV, ou válvulas de não retorno, e a sua função principal é permitir que o fluxo ocorra apenas em uma direção, evitando, assim, o refluxo. É importante enfatizar que são diversos os tipos de bloqueadores, que trabalham para impedir que este refluxo aconteça.

Válvulas Solenoide

As válvulas solenoide têm como principal função realizar o controle da passagem de fluidos e gases em sistemas, tanto pneumáticos quanto hidráulicos. Isso quer dizer, que se trata de válvulas eletromecânicas controladas. Elas abrem e fecham o fluxo de determinado equipamento, ou de uma tubulação, de forma elétrica.

Válvula Gaveta

Pode ser utilizada com fluxos em ambos os sentidos e pode ser configurada para aguentar alta pressão e temperatura. Quando está aberta não causa nenhuma obstrução ao fluido, tendo uma queda de pressão mínima.

Como você pode ter visto, a diversidade de modelos de válvulas e suas respectivas funções são fatores decisivos para melhor produção de sua empresa. Com elas, é possível ter maior controle sobre o ar comprimido e a energia gerada por ele. Cabe destacar que o sentido dos fluxos das válvulas também é fator determinante na hora de escolher. Veja só:

– Válvula com sentido único: a vazão desse tipo de válvula possui sentido único e sua principal função é garantir a unidirecionalidade do fluxo, impedindo, consequentemente, seu retorno.

– Válvula que controla a pressão de montante: estas, por sua vez, controlam a pressão dos fluxos do ponto mais baixo para o mais elevado. Ou seja, essas válvulas possuem pressão passível de alteração progressiva.

– Válvula que controla a pressão de jusante: o oposto da válvula que controla a pressão de montante. Elas controlam a pressão dos fluxos do ponto mais elevado para o mais baixo. Ou seja, sua pressão é regressiva.

Sendo assim, escolher as válvulas que vão compor os sistemas de sua indústria é uma tarefa de muita responsabilidade. É preciso levar em consideração a qualidade, durabilidade e eficiência na hora de escolher essas ferramentas. Ainda ficou com alguma dúvida e quer saber mais sobre válvulas? Nossa equipe pode te ajudar. Fale com nossa equipe! Envie um e-mail para contato@onixsolucoesindustriais.com.br.

Veja também

31.07.2023

Como conscientizar seus colaboradores sobre a importância dos EPIs?

O uso de EPIs torna-se indispensável em tarefas industriais que representam riscos para a saúde humana. Manter o ambiente de trabalho seguro deve ser uma prioridade para as […]

Continue lendo
31.07.2023

7 EPIs indispensáveis para quem é do Setor Agrícola

EPIs são imprescindíveis quando o assunto é segurança no Setor Agrícola. A agricultura é um dos setores mais importantes na produção brasileira. Ela representou junto ao agronegócio, 25,5% […]

Continue lendo